O lucro presumido é uma fórmula de tributação simplificada para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido). Ela pode ser adotada por empresas que não estiverem obrigadas a adotar o regime do lucro real para o ano-calendário em questão. Explicação: Nesse regime de tributação, a apuração do IRPJ e da CSLL tem uma base de cálculo prefixada pela legislação, com uma margem de lucro
Conforme a Lei n.° 6.404/76, atualizada pela Lei n.º 11.638 de 28/12/07, as empresas apuram, no final do exercício social, considerando o exercício social que terá duração de um ano e a data do término fixada no estatuto (artigo 175), as demonstrações financeiras definidas pelos artigos 176 e 187:
Artigo 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
Você candidatou-se ao cargo de professor em uma universidade na área de Ciências Contábeis e, em uma das fases da entrevista de emprego, foi submetido a uma prova escrita. Como você é um profissional que está sempre se atualizando e lê muito, tirou de letra!
O teste abordou a evolução da Contabilidade e como algumas escolas do pensamento contábil dos séculos XVIII e XIX alavancaram o desenvolvimento da área. Replique aqui quais foram suas respostas sobre as principais contribuições das escolas: